quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Praia de Santa Terezinha - Imbé - RS

Santa Terezinha é um dos muitos balneários existentes no litoral do Rio Grande do Sul e é conhecida por sua tranquilidade, sendo procurada por aqueles que preferem uma estadia calma e longe da agitação.

O litoral gaúcho se caracteriza por ser de mar aberto, com uma larga faixa de areia na praia e dunas de areia cobertas com vegetação rasteira, criando uma paisagem única, característica desta região. Sem a ocorrência de baias, enseadas ou outros acidentes geográficos para barrar as ondas, o mar é bastante revolto e requer muita atenção à segurança. E a ausência de vegetação que ofereça sombra torna o guarda-sol item obrigatório para quem quer descansar na areia. Devido a isto os gaúchos costumam dizer que são o povo que mais gosta de praia no Brasil, pois são capazes de apreciar e se divertir num lugar como este.

A verdade é que o lugar realmente tem seus atrativos. Em dias de mar calmo é possível aproveitar os buracos formados próximo a beirada como piscinas naturais. Em dias normais, as ondas oferecem uma excelente oportunidade para a prática de surf, morey buggy e, é claro, as eternas planondas! Para quem não teve o prazer de brincar com uma, planonda é uma prancha de isopor pequena utilizada para deslizar na onda. É um brinquedo para crianças, mas os adultos adoram ...

O pequeno pescador se diverte com a tarrafa.
A prática da pesca é muito difundida por aqui em diversas modalidades. O uso de tarrafas e caniços com molinete é permitido, mas as autoridades tem reprimido o uso de redes de arrasto por serem predatórias.

A faixa de areia úmida é firme e perfeita para caminhar, correr ou jogar bola.
A extensa faixa de areia úmida que se forma próximo a água, a ausência de obstáculos e o relevo plano tornam o local propício para longas caminhadas ou mesmo corridas a beira-mar. O ideal é ir pela manhã bem cedo ou ao entardecer para aproveitar as temperaturas mais amenas.

O rolo de corda é utilizado durante as operações de resgate.

O litoral gaúcho conta com um eficiente serviço de salva-vidas.
Para garantir a segurança da população que se muda para o litoral durante o verão, a Brigada Militar - BM executa a Operação Golfinho, considerada a mais tradicional da BM e a maior articulação de segurança de todo o Brasil concentrada na costa marítima de um Estado. Este ano as ações abrangem 89 balneários, em cidades do litoral, e em municípios com águas internas, totalizando 489 km de área. O efetivo total será de 2.385 policiais militares, sendo 1.145 para o policiamento ostensivo e 1.240 para atividades de salva-vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário