domingo, 5 de janeiro de 2014

Forte Duque de Caxias na Praia do Leme - Rio de Janeiro - RJ


Durante o século XVIII a iminência de ataques de piratas e tentativas de invasões estrangeiras apontavam para a necessidade de proteger a entrada da Baía de Guanabara. Foi assim que entre 1776 e 1779 foi construído uma pequena fortificação conhecida como Forte do Vigia. A escolha do local não poderia ser melhor, tanto que a vocação estratégica do morro da Praia do Leme se manteve ativa até o século XX, com sucessivas ampliações das instalações e armamentos. Em 1935 a guarnição recebeu sua atual denominação de Forte Duque de Caxias em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro.



Um dos corredores internos do Forte.

Ao longo de sua existência, o Forte teve participação ativa em diversos episódios da história brasileira:

  • em 5 de julho de 1922 foi atingido por dois tiros de canhão disparados pelo Forte de Copacabana, quando este se revoltou;
  • em 1924, por ocasião dos levantes tenentistas, sua artilharia disparou contra o Encouraçado São Paulo, que, amotinado sob a liderança do tenente Hercolino Cascardo (4 de novembro), forçou a barra da Baía da Guanabara rumo a Montevidéu, onde os rebeldes obtiveram asilo político;
  • durante a Revolução de 1930, participou da ação de interceptação do navio alemão Baden, que tentava abandonar o porto do Rio de Janeiro sem permissão. Ignorando as ordens de rádio para retornar ao porto, forçou a barra da Baía de Guanabara, recebendo dois tiros de advertência pelo forte. Ao insistir na manobra, foi então alvejado por um tiro que lhe destroçou o mastro principal, obrigando-o a retornar.


Culatra de um dos obuseiros que guarnecem o Forte Duque de Caxias.

O entorno do forte é mantido como Área de Proteção Ambiental (APA do morro do Leme), aberta a visitação pública. O acesso ao forte é feito através de um caminho calçado com pedras, um pouco íngreme. Durante o trajeto o esforço da subida vai sendo recompensado pela vista das praias de Copacabana e do Leme, bem como do mar e das ilhas fronteiriças. Isto sem falar dos macaquinhos que acompanham os turistas saltitando entre os galhos sem o menor esforço!

Vista da Praia de Copacabana.

Vista da Praia do Leme.

Lagartos, macacos e pássaros diversos acompanham os turistas durante a subida.

Forte Duque de Caxias

Endereço: Praca Almirante Julio de Noronha, S/N, Leme - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3223-5034 / 3223-5035
Email: divisaodoforte.cep@gmail.com
Website: http://www.cep.ensino.eb.br
Funcionamento: de terça a domingo, das 09:30h às 16:30h. Aos sábados, domingos e feriados, há a opção de subida motorizada.
Ingressos: R$ 4,00 ou R$ 10,00 (subida motorizada). Ambos os ingressos tem meia entrada. Menores de 10 anos e maiores de 60 não pagam. Visitação gratuita às terças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário