quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Paisagens rurais - Carmo de Minas - MG

Quando se chega a um destino não muito conhecido sempre é bom contar com a experiência de algum guia local para obter aquelas dicas básicas dos melhores lugares a serem visitados. Para evitar surpresas desagradáveis, conte sempre com a indicação de alguém de confiança. Recepcionistas de hotéis e centros de informações turísticas da cidade costumam ser boas fontes de informação neste sentido.


Paisagem típica do interior de Minas.

Neste dia a opção foi por um  passeio de jeep à Fazenda São Gabriel em Carmo de Minas. O roteiro previa uma parada num mirante e numa fábrica de doces, além é claro, da visita a fazenda. Infelizmente as fortes chuvas que cairam no período - inclusive no horário previsto para o início do deslocamento - tornaram a trilha do mirante intransitável e a opção foi trocar por uma parada em uma cafeteria gourmet para um curso de degustação de café (principal produto agrícola da região). A surpresa ficou por conta do tempo, pois ao final da apresentação o aguaceiro havia se convertido num belo dia de sol!


Detalhe de uma casa da roça.

O percurso foi bastante animado, com o guia Alexandre falando sobre as peculiaridades dos pontos observados durante o trajeto. O interior de Minas oferece belas paisagens naturais e a oportunidade de conhecer localidades onde a vida na roça mantém seu caráter interiorano e pitoresco.

Sempre há tempo para dois dedos de prosa.

Ao chegar na fazenda, outro contratempo: a fábrica de doces estava fechada! Nada que tirasse a motivação do grupo, que aproveitou a parada para descontrair um pouco. Enquanto uns corriam atrás de um tucano, para fotografar diga-se de passagem, outros remoçavam colhendo castanhas portuguesas de uma castanheira postada ao longo da trilha.

A próxima parada foi o criatório de aves exóticas, onde foi possível ver faisões, pavões, pavões albinos e diversas outras espécies menos conhecidas.


As aves são criadas com fins ornamentais.


Pavão albino.
Apesar dos contratempos, o passeio foi bastante interessante porque o guia teve boa capacidade de improvisação e soube adaptar as atrações disponíveis ao gosto dos participantes.


Passeio de jeep

Duração: em torno de quatro horas
Endereço: Alameda das Alamandas, 490 - São Lourenço - MG
Telefone: 35-3332-6393
Website: http://www.vilachico.com.br
Preço: R$ 60,00 por pessoa - lotação mínima de 02 participantes.

A equipe do blog ficou hospedada em São Lourenço numa cortesia do Hotel Central Park.

Nenhum comentário:

Postar um comentário