sábado, 30 de agosto de 2014

Retrospectiva Contagem Regressiva #06

Centro Histórico do Rio de Janeiro


Para quem sai da Praça XV em direção a Rua do Ouvidor, passar pelo Arco do Teles é como cruzar um portal que se abre para o passado. É que por aí se chega a uma das áreas mais antigas e bem preservadas do Centro Histórico do Rio de Janeiro. Aqui as ruas tem calçamento de pedra, as igrejas são barrocas e os casarões centenários. Por estas ruelas circularam os primeiros habitantes da cidade, mercadores e escravos, entre outros. Tiradentes conspirou nas sombras dos umbrais e o Duque de Caxias foi inquilino numa das muitas pensões que aqui existiam. Carlos Gomes e Olavo Bilac trocaram impressões sobre cultura entre um gole de licor e outro e Primo Altamirando, célebre personagem de Sérgio Porto, certamente herdou boa parte de sua exuberante personalidade dos habitantes do lugar.

No dia em que esta foto foi tirada o objetivo era realizar um passeio de barco no Centro Cultural da Marinha. Entretanto, devido a derrubada da perimetral, o Centro encontrava-se fechado devido aos bloqueios das vias de acesso. Passada a frustração inicial, resolvemos gastar sola pelas velhas ruas que compõe o circuíto do Rio Antigo para admirar as fachadas dos casarões agora convertidos em bares, restaurantes e casas de show.

Rua do Ouvidor, no Centro Histórico do Rio de Janeiro.

Foto publicada no post Corredor Cultural em 25 de fevereiro deste ano.

Como parte das comemorações do aniversário do GSMA estamos publicando fotos de momentos marcantes deste primeiro ano de caminhada.

Promoção Gastando Sola No Morro da Conceição



O GSMA está completando 1 ano de existência e vamos comemorar com uma caminhada no Morro da Conceição. Será no dia 14 de setembro e o blog está promovendo o sorteio de 30 participantes que irão desfrutar do passeio gratuitamente. Para participar, basta se inscrever clicando aqui! Só não esqueça de clicar no botão QUERO PARTICIPAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário